terça-feira, 28 de julho de 2009

Ainda sentimos?


Era uma manhã fria do mês de janeiro nos Estados Unidos de América; na Estação do Metrô um jovem músico vestindo calça jeans e boné começa a tocar seu violino, e por quarenta e cinco minutos interpretou seis obra de Bach.
Nesse mesmo tempo calcula-se que passaram mais de mil pessoas por aquela estação, a maioria jovens de caminho ao seus trabalhos.
Transcorreram três minutos até que alguém parou na frente do músico. Um outro Homem de meia idade alterou por um segundo seu andar, e advertiu que tinha uma pessoa tocando violino; um minuto depois caiu o primeiro Dólar no estojo do instrumento que estava ao lado do corredor, logo uma mulher fez outra doação de dois Dólares e voltou ao seu caminho. Enquanto o som do violino era ignorado por muitos, as poucas crianças que acompanhavam seus pais olhavam com curiosidade, sorriam até serem puxadas pelos braços dos pais e mães. E assim ia o tempo passando, entre os ruídos de correr do povo, e o som delicado do violino, dizem que apenas sete pessoas se detiveram para ouvir por pelo menos dois minutos, vinte boas almas contribuíram com a arrecadação dos 35 Dólares naqueles quarenta e cinco minutos.
Quando terminou de tocar, houve silencio, não teve aplausos nem reconhecimento, ninguém percebeu que o violinista tinha deixado de tocar. Más; o que ninguém sabia, é que o violinista era Joshua Bell, um dos melhores e mais conceituados musicistas do Planeta, interpretando algumas das músicas mais difíceis e complexas que já foram escritas, e aquele seu violino que usou na estação é um dos raríssimos Stradivarius ano 1713, esta avaliado em torno de 3,5 milhões de Dólares.
Dois dias antes de sua atuação no metrô, Bell tinha lotado em London um Teatro onde o ingresso teve o valor médio de 1000 Dólares por pessoa.
Todo isto aconteceu no dia l7 de fevereiro de 2007, a história toda foi montada pelo Jornal Washington Post para um estudo de comportamento social que aborda percepção humana. O próprio Bell declarou: “foi uma sensação estranha, a gente estava-me....ignorando. Também me senti estranhamente agradecido quando deixavam cair algumas moedas no estojo de meu violino”.
Joshua Bell, esteve visitando a gente no mês passado (17/06/2009), fez apresentações em São Paulo, e mostrou seu Stradivarius de 3,5 milhões.
Na foto acima, o proprio Joshua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário