sábado, 24 de outubro de 2009

Indios Mapuches, Araucanos, de Chile.


A Nação Mapuche
Segundo a História do Chile, o Povo Mapuche é uma raça de índios que por muito tempo os conquistadores Espanhóis não conseguiram dominar. Houve “Caudilhos” temidos pelos Espanhóis, um deles chamado “LAUTARO” foi criado, e instruído militarmente pelos conquistadores; Assim quando cresceu e teve oportunidade ele fugiu de volta a seu povo os Araucanos, liderando-os nos ataques contra os invasores, em seus ensinamentos explicava que o cavalo e o cavaleiro não eram um só, que cavalo também cansava; usou tática de guerrilha para atacar e ganhar muitas batalhas.

Más o assunto de hoje não é do passado, e sim dos índios de hoje, segundo noticias de amissoras de radio; a Coordenadora Arauco – Malleco (CAM) assumiu a responsabilidade de ataques incendiários a dois caminhões, perto da cidade de Angol na VIII Região, também chamada de Região do Bio-Bio.
O ataque seguido por uma mensagem de renuncia a cidadania Chilena, também se declaram uma nação independente Mapuche. Isto foi considerado uma declaração de guerra pelo “VERKÉN” de conselho de todas as terras, de nome Huilcaman Avala.
Se analisarmos os acontecimentos, são muito parecidos com aquela em que os índios Brasileiros pediram a demarcação das terras em "Raposa Serra do Sol" no estado de Roraima, e no Chile os ânimos estão acirrados já faz algum tempo, em assunto relacionado à situação do índio chileno eu fiz a interpretação de um jornalista índio (no blog dia 28 de agosto, 2009) que insatisfeito socialmente com sua herança indígena roubada aos poucos pelos brancos, fica espremendo seus pensamentos com a vida dos seus antepassados.

Um comentário: