quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ivoti-RS, e seus Bombeiros voluntários.


A noticia até parece sem muita importância para os moradores da cidade de Ivoti, melhor dito; não é conhecida a actividade dos bombeiros voluntários na cidade, assim como muitas outras do interior. Mas eu cresci sabendo o que é ser BOMBEIRO VOLUNTÁRIO; pois meu velho pai teve o maior orgulho ser da "Segunda Compañia de Bombeiros de Penco" (Chile), isso mesmo, acho que entrou de voluntário no ano de 1961; voluntário daqueles que acordava toda família no meio da madrugada e saía com as calças na mão pegando apenas o casaco de couro e o capacete para lutar contra o fogo; logo depois voltar ao serviço com sorriso largo e coração aberto, sempre disposto em dar a vida para salvar alguém; com esta "insígnia" dizia mostrando o distintivo: eu paro qualquer carro e se não me levar até o "quartel"; leva multa!
As empresas colaboravam com os bombeiros, quando dava incêndio durante o dia, a firma prestava auxilio com carros e a saída de emergência já era autorizada, sem obrigação de retorno ao emprego. Se a sirene se ouvia a noite, os pontos de saída eram na porta das fábricas em carros dirigidos pelos próprios voluntários até o local da chamada.
Felicidade e orgulho eles sentiam no dia da parada militar, todos com uniforme de gala, calça branca e jaqueta vermelha, o capacete era lustrado, e as fivelas e os botões de bronze brilhavam ao Sol; Mas alguns que não lembro os nomes morreram acreditando na vocação do bombeiro voluntário. E meu velho pai, ainda sente orgulho e lembra os tempos passados.
Nossa cidade esta de parabéns pela iniciativa, o interesse social esta em primeiro lugar e aos candidatos (não aparecem os nomes na noticia), como filho de um ex-voluntário e com muito respeito, lhes desejo o melhor na nova jornada como Bombeiro voluntário.

Um comentário:

  1. Cara! que história legal. Sou Bobeiro Voluntário em Campo Belo do Sul SC e sei bem o que é isso. Acho que a valorização vem de cada sorriso que você recebe no final de cada ocorrência com final feliz..Abraço.

    ResponderExcluir