sexta-feira, 18 de junho de 2010

Israel e Palestinos.



Os acontecimentos paralelos ao Mundial 2010 da África perdem o brilho, mas não passam impunes; temos o vazamento de petróleo no golfo de México, o aumento paupérrimo no salário dos aposentados Brasileiros, e o não menos importante para o mundo, foi o ataque de Israel ao navio que transportava ajuda ao pessoal de Gaza.
Eu penso que por estes lados o povo não está preocupado com esta situação; pois poucos conhecem o assunto e acho que vou comentar o pouco que conheço desta guerra estranha para nós.
No finalzinho da Segunda guerra mundial em 1945, a ONU (Organização das Nações Unidas) estava apoiando o sonho dos Judeus e do Sionista Theodore Herzl um pedaço de terra para criar um País, pois até essa data eram iguais ao povo dos Ciganos “um povo, sem pátria”. O local sonhado e escolhido foi o País da Palestina, então a solução era dividir em duas partes ou em dois pedaços esta terra; uma parte para os Muçulmanos e outro para os Judeus; o único problema a resolver seria expulsar os Árabes proprietários e colonos da terra. Assim então na data 14 de maio de 1948 foi assinada a proclamação do Estado Israel; claro que em território Palestino. Os Ingleses colonizadores se retiram imediatamente da Palestina, enquanto isso os países vizinhos, Egito, Iraque, Jordânia, o Líbano e a Síria; preparam a expulsão dos Palestinos que moravam em Israel. Alguns meses de guerra e acontece a expulsão de 750.000 Palestinos, que por sua vez começaram a guerra de atentados e guerrilhas do jeito que conhecemos até hoje; para recuperar sua terra perdida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário