quinta-feira, 9 de junho de 2011

Os calendários.




Durante a noite eu pensava que já se passaram 30 dias desde que voltei da minha querida terra Chilena, a saudade cresce na mesma proporção que o tempo se afasta, más; é o tempo que passa ou somos-nos que envelhecemos a cada segundo? E por que controlar o tempo? Ainda me pergunto afinal o que eu entendo por tempo? O que é o tempo? Tempo que passa ou anda em 60 segundos, 60 minutos, horas, dias. Todo isto completa o nosso atual calendário, que antes era “Juliano” e depois foi chamado “Gregoriano”.

E os antigos, como controlavam o tempo, digo muito antes de Cristo.

Os índios mais avançados que havia na América eram os Astecas, os Maias, e os Incas; e todos tinham um controle cronológico dos acontecimentos na suas sociedade. Os Maias deixam ainda algumas previsões proféticas para o planeta no ano 2012; eu cheo-andino gostaria de ocupar meus momentos livres para estudar os diversos calendários Maias, certamente que antes vou ter que saber também algumas coisas do calendário Gregoriano, por exemplo, o porquê o nome de cada mês do ano.

Fala a História que o Papa Gregório III mandou que fosse reformado o calendário da época, conhecido como o “Calendário Juliano”, foi conveniado que ia ser regido pelo “ano Solar”, e teria 365,2425 dias, esta reforma ocorreu pelo ano de 1582, e ainda alguns países não o adotam por inteiro, entre eles a China e Israel.

Para cada 30 dias deram um nome que o primeiro se chama Janeiro, assim cada mês tem a sua denominação conforme a descrição a seguir:

1. Janeiro: foi homenagem ao Deus Romano do solstício e das passagens e portais do tempo chamado Jano.

2. Fevereiro: do Februus, um Deus Etrusco da morte.

3. Março: em homenagem ao Deus Romano Marte.

4. Abril: é do Latim “Apriles” que se refere à estação onde as flores abrem suas pétalas no hemisfério Norte.

5. Maio: do Latim, honrando a memória de Maia, filha de Atlas e Pleionera.

6. Junio: Deusa Juno, a Deusa dedicada ao controle do Lar.

7. Julho: Latin Julius e também este mês homenageia Julio César; anteriormente chamava-se “Quinctilis” por ser o quinto mês.

8. Agôsto: Antes chamado “sextilis” na seqüência que significava o sexto dos dez meses no antigo Calendário; mudou de nome em homenagem ao Imperador César Augusto.

9. Setembro: significa sétimo na seqüência anterior que era o sétimo mês do calendário anterior.

10. Outubro: Oito

11. Novembro: Nono Mês

12. Dezembro: Antes de acrescentar os dois meses este significava ser o Décimo mês.

Mais ou menos isto seria o aperitivo cultural no assunto, para então eu começar a pesquisa dos Calendários Maias e seus mistérios. Claro que não sou um experto no assunto; más prometo revelar o nome daqueles que eu achar importante pesquisar mais a fundo. Saudações do cheo-andino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário