domingo, 5 de outubro de 2008

A consulta médica.


Melhor tarde, do que nunca, eu pensava ansioso no meu primeiro dia..., não; não era primeiro dia de aula, era meu dia de calouro em consulta do exame de saúde, isso aquele exame de velhos, ou para os velhos; minha desculpa para a família foi a seguinte: sabem que quando o motor não anda bem, esta na hora de mandar para revisão; isso é a mesma piadinha sem graça que todos os velhos soltam antes de ir ao médico, quando ficamos com medo de ir para as cocuias. No sábado cheguei cedinho ao plantão municipal mesmo sabendo que minha consulta a Vera tinha marcado para ás 09:30, fui no balcão e esperei na fila única, mais envergonhado que freira de bermudas. Tava todo mundo contando suas doenças, e eu sem assunto, sem histórico pra contar, não sabia um nome sequer daqueles remédios que todos tinham para pressão alta, para colesterol, diabetes; então lembrei que conheço aspirina..., melhor ficar quietinho e ouvir os outros pensei, ainda o homem na minha frente conhecia todos os médicos da cidade e das outra também; Wilfredo...chamaram-me, por aqui por favor, sente-se diz a jovem médica,e então perguntou. Olhei para a médica e falei: sabe quando o motor do carro não esta funcionando muito bem...; A doutora mirou no fundo dos meus olhos. Então que tipo de exame o senhor quer ?
Naquela hora pensei: merda, nem sei pedir um exame; bem, respondi, um daqueles check....não sei o que tenho, respondi. Já teve doenças? , foi operado?, sente alguma dor?, ela perguntou. Eu tive pedras na vesícula, uns vinte e cinco anos atrás, não operei porque não tinha dinheiro, também lembro que uns cinco anos atrás a tampa de um caminhão caiu na minha cabeça, será que tenho um coagulo? Perguntei. Um coágulo se desfaz sozinho em cinco dias; respondeu. Mas então faremos cinco exames, e um eletro, vamos fazer uma revisão completa. Ela pegou a caneta e começou a escrever, então criei coragem e perguntei: doutora e aquele que todo o mundo tem medo, também?, idiota pensei, que pergunta idiota, não sei o que estou fazendo aqui, de certo que a doutora deve estar rindo da minha ignorância em consultórios médicos.
Vamos medir a pressão, tire o blusão e coloque o braço direito aqui.
Enquanto media a minha pressão pensei, qual a diferença de medir no braço esquerdo, ou no braço direito?. ( dias depois perguntei ao enfermeiro; más isso é outra estória).
Pronto; sua pressão está alta, más o senhor faz os exámes e depois volta para outra consulta, que faremos outros exames. Bom dia para o senhor.
Fui embora, pensando que já me ferrei, estou no abismo, a beira da morte, pronto para empacotar; más ainda tenho uma chance !!! : não fazer nenhum exame e morrer feliz.
Meu sofrimento mórbido, pós consulta médica durou pouco tempo... em dois dias veio o resultado dos meus exames; estão normais e não vou morrer até a próxima consulta deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário