segunda-feira, 16 de março de 2009

Marchinha comunista




Fico pensando naquela frase de autor anônimo que diz "não interessa o qué se diz; o importante é como o diz".
digo isto depois de concluir a leitura numa revista sobre a viagem dos tupiniquins comunistas à Russia. Houve o dia que os comunistas brasileiros cantaram no congresso em Moscou, uma marchinha carnavalesca como se fosse o hino revolucionario.


Um relato do comunista Renato Siqueira, e publicado por Luis nascimento (diretor geral do Fantástico), diz que no ano 1985 desembarcaram em Moscou, a delegação brasileira para participar dos festejos de aniversario da revolução de 1917. Por orientação do ceremonial cada delegação devia entoar o hino revolucionario do seu pais. Os Italianos atacaram de "bandiera Rossa", os Portugueses encheram o peito com "Avante", e assim seguiram cada país. Os brasileiros chegram a vez, como não tinham um hino simbólico revolucionario.....cantaram um sucesso carnavalesco dos anos 40, claro que em ritmo de marcha militar!!!!, "MAS SE VOCÊ FOSSE SINCERA, Ô,Ô,Ô,Ô,AURORA. VEJA SÓ QUE BOM QUE ERA,Ô,Ô,Ô,Ô,Aurora".


Além dos portugas que ficaram quietinhos, ninguém mais percebeu nada e aplaudiram de pé, entendendo que a palavra AURORA, era uma menção ao lider.
No poster a esquerda acima, uma representação de Moscou capital da Russia, e o poster da direita, homenagem a revolução Russa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário