sexta-feira, 2 de julho de 2010

O robô Soviético desaparecido na Lua.




No mês passado, mais precisamente no dia 03 de junho; a Nasa comunicou a seguinte noticia:

“Temos encontrado um Robô Soviético que ficou perdido por quase 40 anos, desaparecido nas poeiras da superfície Lunar, e ainda esta enviando sinais de raios laser até a terra, com extrema nitidez”.

Trata-se do aparelho robótico chamado “Lunokhod 1” que estava esquecido na história Espacial na exploração da lua; mesmo quando foram um dos maiores êxitos soviéticos no satélite natural da terra.

No ano de 1970 a revista Time, descreveu a os momentos em que ficaram as primeiras marcas deixadas pelo robô no solo da Lua: “três horas após descer na superfície lunar, a sonda espacial Soviética de nome Lua 17, abriu-se para deixar o Robô caminhante sair pela rampa vagarosamente, depois abandonar sua nave mãe para se deslocar na superfície da lua, este é um passo de gigante em exploração do espaço por meio de robôs”.

Depois de percorrer 11 kilometros, durante 11 meses, enviando fotos nítidas e também centenas de análises do solo e clima na superfície lunar; de repente ele calou-se e foram perdidos todos os sinais do seu funcionamento, ficou então desaparecido nos últimos 40 anos; até que fosse localizado pelo Orbitador da Nasa, no mês passado.

Para aqueles que no conheceram a “Corrida Espacial” depois da segunda Guerra, entre Os Estados Unidos e a União Soviética: Hoje não existe mais a União do bloco Russo, então acredito que o Robô não deve ter dono.

Um comentário: