quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Censo 2010.



O presidente Lula já deu o aviso pela televisão, então agora começa o novo Censo Brasileiro; depois com um pouco de paciência nos próximos três ou quatro anos saberemos de que jeito que estava nossa vidinha neste ano, e assim que as coisas ruins aparecerem, não se falara mais no assunto.

Por falar em Censo, estive lendo que o mais antigo foi na China na data 2238 A.C. (antes de Cristo), com as ordens do imperador “YAO” e faz 4248 anos atrás, ou então soma depois o tempo da era Cristã até os dias de hoje foi 2011 anos, mais os 2238 antes de..., soma quase 4250 anos.

Também nos tempos de Moises, 1700 a.C. havia censo e seu objetivo era saber o número de homens para recrutar nos exércitos; assim como cobrança de impostos;a Bíblia é mais explícita ao relatar a fuga de Maria e José de Nazaré, na Galiléia até Belém, na Judéia, onde Jesus nasceu. Na mesma data do censo ordenado por César augusto em que a resposta tinha que ser no local de origem.

Por aqui nas Américas, os Incas já mantinham um registro numérico com dados da população no sistema “Quipus”, que era nada menos do que um engenhoso método de cordinhas cheias de nós, representando os números do sistema decimal.

E ainda mais duas curiosidades, a palavra Censo vem do Latim “Census”, e a outra é que ontem lendo Jornais de Chile e outros de fala Hispana e Português, mencionavam que o Brasil é o primeiro país no mundo a realizar o “Censo sem papel”, curioso, né!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário