terça-feira, 24 de agosto de 2010

Los mineros Chilenos.




Não é necessário ser do Chile para ficar emocionado ao ler os relatos de tentativas e sucesso do resgate aos 33 mineiros Chilenos.
Tudo ocorre na mina de São José, na Região do Atacama, Norte do Chile e embaixo da terra na profundidade perto de 700 metros, 33 mineiros sumidos em condições de flagelo.
Eu estava lendo como aquele operador da perfuradora trocou que turno e seguiu tentandopois; já tinham perdido uma outra perfuração, e desta vez ao erguer a “Sonda” no tubo que retira a terra da broca furando, senti que soltou e caíu uma “coisa” (terra dentro do tubo), imediatamente parou e avisou que estava chegando no vazio, “dei marteladas no ferro e ouvimos algumas batidas de volta”, então tínhamos certeza que eles estavam vivos, ou alguns dos 33. Começamos os contatos até nos recebermos uma folha de caderno dentro de um plástico dizendo: “ESTAMOS BEM NO REFUGIO, OS 33’”.
Comida de 48 em 48 horas, apenas duas colheradas de atum e meio copo de leite, não ficaram desidratados porque existe uma vertente de água, há luz de um veiculo de produção, empilhados num refugio de emergência com víveres para 15 dias, só nessas condições para se salvar. O governo Chileno pediu ajuda da NASA para recuperar a precária situação física, usando alimentos para astronautas em vôos espaciais. Até o Presidente Piñera vibrou de emoção ao saber que estaba tudo, como Chile pedia. (foto acima); apenas um segredo continúa, e é que eles não sabem ainda que ficariam em torno de dois a três meses ali no mesmo lugar; até serem resgatados.

Um comentário:

  1. este caso é uma lição de vida.. q Deus existe e sempre está no controle de tudoo!!! Há tds os chilenos meus parabéns, e q Deus os abençoe mto !!!!

    beijos....
    Nathália

    ResponderExcluir