terça-feira, 31 de agosto de 2010

Olhar final.


EL MATADOR

- Por Frank -

O duelo começara.
EL Matador se movia graciosamente e se desviava do touro, com rapidez e habilidade, levando a multidão ao delírio.
O touro era valente e forte, mas EL Matador, com a experiência de anos de arena, driblava o animal com facilidade, enquanto sua capa vermelha balançava pelo ar.
Ele oferecia a luta ao filho, futuro toureiro, que continuaria a tradição que começara com seu bisavô e o fizera conhecido de costa a costa na Espanha.
No outro lado da batalha, o touro também cumpria uma tradição. O seu bisavô morrera na arena, assim como seus filhos um dia também estariam frente a frente com um toureiro, cumprindo a sina de todo touro por ali: morrer nas mãos de um matador treinado.
Milhares de pessoas assistiam àquela última luta da temporada e vibravam de alegria a cada lança atingida no touro, e a cada vez que EL Matador se desviava do animal.
Porém, naquela tarde algo inesperado ocorreu. Talvez por excesso de confiança ou descuido, EL Matador, ao tentar se desviar, perdeu o equilíbrio e caiu no chão... Erro fatal à frente de um touro feroz e ferido.
Seus ajudantes tentaram ajudá-lo, mas também foram atingidos pelo animal que parecia ter enlouquecido. Ele até tentou levantar-se, mas o touro o acertou, jogando-o de encontro ao chão.
A multidão silenciara, enquanto outros toureiros e ajudantes tentavam se aproximar para ajudar, mas, durante um breve momento, animal e homem se olharam profundamente.
O touro assumira o controle da luta; o toureiro, no chão, esperava a morte.
Esse momento pareceu durar uma eternidade. Era como se o duelo agora continuasse pelo olhar. E EL Matador viu nos olhos do animal algo que nunca percebera antes...
Talvez tenha sido o cansaço, ou os ferimentos, mas o touro desistiu de lutar e deitou-se no chão, esperando sua morte nas mãos dos que vieram ajudar EL Matador.
O toureiro continuou parado, traumatizado por ter enxergado através dos olhos do animal a mesma luz que habita em cada ser humano: o brilho da vida.
Ele levantou-se, caminhou até o touro e o cobriu com sua capa e pediu perdão a Deus por nunca ter enxergado a verdade antes.
Naquela tarde, a multidão que assistia à luta nas arquibancadas - e milhares de outros espanhóis que assistiam pela televisão ao duelo -, viram algo que nunca ocorrera antes na história da tourada: as lágrimas de um toureiro abatido pelo touro.
Ninguém entendeu, mas, no silêncio de seu coração, EL Matador chorava mesmo era de agradecimento; não só pela vida que o touro lhe poupara, mas também porque o animal lhe ensinara, pelo olhar, que mais importante e poderoso do que ser um matador, era se tornar um campeão da vida.

Cheo-andino: Penso que esquecemos de saborear a vida, apenas viver na simplicidade das coisas; como caminhar pé no chão devagarinho. Isto lembra a vontade de viver dos mineiros soterrados na mina no Chile, merecem a vida de volta, sem Reality Show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário