terça-feira, 19 de outubro de 2010

República Do Pampa.

Do Cheo-andino: Transcrevo textualmente da fonte.

Associação RSLivre é a primeira na comemoração de uma das datas mais importantes para nós, gaúchos conscientes: O aniversário da Proclamação da República Rio-Grandense ocorrido neste dia 11 de Setembro.

É incompreensível que o povo mais aculturado do Brasil e um dos mais orgulhosos de sua cultura em todo o mundo, o Gaúcho, tenha simplesmente “esquecido” um ato tão grandioso, importante e de transcendente significação para esta mesma cultura...

Pois nós, do RSLivre, estamos aqui justamente para resgatar nossa legítima história, e lembrar os fatos mais marcantes na composição da etnia que nos diferencia dos restantes povos do mundo.

Este trabalho de suma importância e muito gratificante levou a Associação Rio Grande Livre a organizar uma excursão ao local exato onde o Gen. Neto deu “Vivas” pela primeira vez, à República Rio-Grandense!


Nada, nem o pouco tempo de organização da Associação, nem o local de difícil acesso, nem o tempo chuvoso e lamacento, nada nos impediu de realizarmos aquele que vem a ser o Primeiro Ato Cívico-Cultural comemorativo da Proclamação da República Rio-Grandense... E até por isso foi recheado de significado e emoção. Emoção esta que brota justamente da improvisação e da superação dos bravos compatriotas que lá puderam estar presentes.

Na superação do local utilizado para plantio de arroz, extremamente encharcado pela constante chuva, nos matos cerrados e molhados, na superação dos córregos lamacentos e pequenas planícies ensopadas, está o valor destes guapos rapazes, na maioria jovens e pré-adolescentes, já encarnando o espírito e a garra Farrapa que não conhece obstáculos, dificuldades ou impecílios.


Fincamos um improvisado mastro de galho de guajuvira, encimado por uma ponteira de lança Farrapa, um regalo do grande companheiro Tche Voni, e sob o sagrado pavilhão tricolor entoamos o Hino Rio-Grandense, contritos e eivados de emoção, com aquela vibração que, temos certeza, teriam nossos heróis Farrapos se vivos ali estivessem...

Logo após, o Presidente Interino proferiu um discurso que nos remete aos grandes e legítimos ideais Farrapos que, segundo acreditamos e enfatizamos, não morreram: OS IDEAIS DE LIBERDADE!
(Este discurso será publicado na íntegra oportunamente no site e demais meios de comunicação da Associação).

Ao final, o Sr. Presidente cedeu a palavra ao companheiro Eduardo Nazer, que leu, com o brio que é característico dos bons Farrapos, a Proclamação da República Rio-Grandense, terminando por todos gritarem a plenos pulmões e em uníssono, gritos proclamativos, que ecoaram por todos os cantos do Rio Grande:

“VIVA A REPÚBLICA RIO-GRANDENSE!
VIVA A INDEPENDÊNCIA!
VIVA O EXÉRCITO REPUBLICANO RIO-GRANDENSE!”


Este, um primeiro passo, humilde e ao mesmo tempo grandioso, que dá o início a uma caminhada cívica de resgate de nossos mais caros sentimentos pátrios, através da recontagem de uma história linda e cheia de heroísmo, da qual os gaúchos deveriam realmente se orgulhar e jamais esquecer...

Viva o 174º aniversário da Proclamação da República!
Viva o 11 de Setembro, a data nacional do Gaúcho consciente!

GAUCHIFIQUE-SE !!!


ASSOCIAÇÃO RIO GRANDE LIVRE
WWW.RSLIVRE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário