sábado, 9 de julho de 2011

Ivoti-RS, mudando a paisagem



È verdade sim; infelizmente meu caro amigo João os prédios daquela empresa que você conheceu e foi o ponto de referência na chegada aqui em Ivoti não estão mais.

Na rua São Leopoldo aqueles prédios onde as diversas Laticínios fixaram sua sede já não existem mais, pois faz alguns meses que derrubaram as construções e sobrou apenas um buraco no ar; eu mesmo ao passar enfrente na calçada sinto um vazio no coração, sinto falta do movimento dos caminhões descarregando o leite, o pessoal e seu uniforme branquinho as botas também brancas, gritos e cantorias em alemão ouvido a distância, pois o idioma predominante na empresa foi o tradicional alemão da região, até parece que estou ouvindo agora as buzinas da frota de caminhões no dia do colono.

E lembras do apito nas madrugadas que por muitos anos iniciavam as atividades ou marcavam hora de sair dos lençóis aos moradores da cidade, depois ao meio dia, e até o pessoal de outras empresas, os colonos na roça, inclusive o comercio ficava atento para ouvir se “apitou”.

Difícil de aceitar que o passado se evapore meu caro João; é o preço do progresso e o modernismo, a cidade de Ivoti esta mudando, estamos ficando velhos e devemos abrir alas aos mais novos, mesmo que as surpresas tenham o sabor amargo da perda da nossa rotina.

Nas fotos acima vemos o local onde ficava a Laticínios Ivoti, e outras que na virada do século trabalhavam nesta cidade..

Nenhum comentário:

Postar um comentário