segunda-feira, 19 de maio de 2008

21 de mayo Chileno/////21de maio chileno.


Nas tranqüilas aguas do Oceano Pacífico em frente a Cidade de Iquique, aconteceram os combates da guerra do Pacífico, que mais significativamente contribuiram para a distribuição geográfica atual, em 1879, e mais específicamente o dia 21 de maio, teve o afundamento da corbeta esmeralda, ónde o capitão de fragata Don Arturo Prat Chacón afundou sem abandonar o navio. èsta guerra estava sendo entre Chile e Peru, e a fragata foi afundada por um encoraçado navio de guerra chamado Huáscar do Perú, os chilenos a pesar de ser chamados a rendição não obedeceram e ainda partiram ao ataque, foi antes disso que o capitão chamou seus jovens marinheiros e falou: "marinheiros, ánimo e coragem pois; a contenda é desigual, mais; a nossa bandeira nunca foi arriada ante nemhum inimigo e espero que não seja ésta a vez de acontecer, da minha parte eu lhes asseguro que enquanto eu viva essa bandeira tremulará no seu lugar, e se eu morrer; os meus oficiais saberam cumprir o seu dever" (ao que os marinheiros responderam com um "viva Chile"). assim depois de serem atingidos pelos canhonazos e duas investidas pelo Huáscar Peruano, a Esmeralda afundou com o seu capitão corajoso. A guerra do Pacífico depois foi ganha pelo Chile, e a esmeralda hoje tem a sua homenagem no Navio Escola de marinheiros do Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário