quarta-feira, 31 de março de 2010

O teste.


Se você está lendo hoje é porque o nosso planeta não foi engolido por um buraco negro; calma; vou-lhe explicar, hoje dia 30 de março 2010, e vai ser o teste definitivo do (LGC) acelerador de partículas, no caso de prótons, milhões deles vão ser acelerados até chegar quase na velocidade da luz, então percorrem os 27 kilometros de um túnel subterrâneo, e quando colidirem entre eles, reproduziram os instantes posteriores ao Big-bang, ou seja a hora da criação do Universo, que aconteceu 13.700 milhões de anos. Que legal, né!!
Os prótons circulam depois a velocidade de 7TeV, (teraelectrovoltios) que seria a metade da potencia calculada do acelerador.
Os testes foram retomados depois que houve três incêndios, o ultimo em fevereiro deste ano.
O túnel fica 100 metros embaixo da superfície terrestre, e se localiza em genebra, pertinho da fronteira Francesa.
Dizem que o evento será festejado como “algo nunca realizado”; mas que deveram esperar alguns anos para festejar o resultado; pois sucede que as informações são tantas que a pesquisa foi dividida em partes para interpretar as análises obtidas.
Então eu sentadinho aqui na cidade de Ivoti penso: Se um dos objetivos estudados e a teoria de HIGGS, que procura a “partícula de Deus”, e que traduzindo para conversa Ivotiense seria como “palpar a Deus”. Isto é controvérsia para o cientista conhecido pela deficiência física, e livros de fácil entendimento, Sthephens Hawking; que duvida dessa partícula mesmo se comprovada empiricamente.
O outro lado que afetaria nos Ivotienses é que alguns Cientistas e estudiosos do assunto alertam para efeitos acidentais de colisão, e que poderia criar um “buraco negro” capaz de engolir o Planeta.
Pode ser que olhando de ivoti ate Europa não seja algo grandioso, superior, ou assustador; então comparemos alguns recursos usados na pesquisa, por exemplo, foram 20 anos de pesquisa, 100 milhões de Euros investidos, mão de obra técnica usou 10.000 Cientistas de 80 Países, inclusive Brasileiros.
Então; esperamos até 2012 a próxima tentativa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário